JEAN BODIN - OBRAS E BIOGRAFIA
Dentre seus principais interesses estão a história, a economia, a política.
Jean Bodin influenciou a Europa, numa época em que os sistemas medievais cediam lugar a Estados centralizados.
Em 1566 publicou um Methodus ad facilem historiarum cognitionem (Método para um conhecimento fácil da história).
Em 1568 editou uma Réponse au paradoxe de Monsieur Malestroict, obra que tinha como subtítulo sobre a carestia geral e uma maneira de evita-la, na qual trata de matérias de economia política, em particular da moeda e da subida dos preços.
A partir de 1571 passou a servir o Duque de Alençon, mais tarde Duque de Anjou, irmão do futuro rei de França Henrique III. E é com este seu senhor que vive na Inglaterra na corte de Isabel I.
Jean Bodin foi o primeiro autor a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado, na sua obra Les six livres de la republique ("Os Seis livros da República"), publicada em 1576. Para ele, a soberania é um poder perpétuo e ilimitado, ou melhor, um poder que tem como únicas limitações a lei divina e a lei natural. A soberania é, para ele, absoluta dentro dos limites estabelecidos por essas leis.
Em 1580 escreve uma Démonomanie des Sorciers que pretendia ser um manual para usos dos juízes encarregados do julgamento de casos de bruxaria e feitiçaria.
Fazia então parte do partido dos Politiques, dirigido por Michel de L'Hôpital, que pretendia colocar-se numa espécie de terceira via contra as posições extremadas da Sainte Ligue dos católicos e da União