Jean bodin
Trabalho de Ciência Política
“Jean Bodin”
Sumário
1. Introdução............................................................................................................... 3
1. Introdução
O trabalho aqui apresentado foi elaborado no âmbito da disciplina Ciência Política. Com o objetivo de apresentar todas as informações que envolvem as visões políticas de Jean Bodin.
2.1 Biografia
Jean Bodin nasceu em Angers em 1530, filho de artesão, e de raízes judaicas por parte da mãe. Aos 16 anos, Jean Bodin entrou para a Ordem Carmelita, mas em 1551 foi dispensado dos votos e dedicou-se ao direito civil. Depois de estudar direito na Universidade de Toulouse, aonde chega a exercer como professor (lá ficando até 1561) tornou-se advogado com banca em Paris. Em 1571, entrou para o serviço do irmão do rei, François, duque de Alençon. Com a morte deste, em 1583, transferiu-se para Laon, como procurador presidial (do tribunal que havia antigamente em França e que julgava sem apelação). Homem de variados interesses intelectuais, jurista que se interessa pela história, pela economia, pela política e pelos próprios temas do sagrado, Jean Bodin assume-se também como um enigma, dadas as suas bruscas mudanças de partido. Ele é considerado por muitos o ‘pai’ da Ciência Política devido a sua teoria sobre soberania. Baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gerontocracia.
2.2 Idéias
As idéias de Jean Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista no "ancien régime" de França: um Estado onde se considerava o poder do monarca como absoluto e de origem divina (teoria do "direito divino dos reis"); onde a propriedade privada era inviolável segundo os princípios do direito civil romano ("jus"), contando com forte apoio por parte da burguesia mercantil.
Jean Bodin foi o primeiro autor a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado, na sua obra Les