Administração
Sempre existiu no decorrer da história da humanidade alguma forma rudimentar de administrar as organizações, desde as mais simples até as mais complexas. O desenvolvimento das idéias e teorias aceitas da administração foi extremamente lento até o séc. XIX, acelerando-se incrivelmente a partir do início do séc. XX. A influência dos filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nas tarefas de administração na Antigüidade é remarcável. Com o surgimento da filosofia moderna, destacam-se Bacon e Descartes.
A organização eclesiástica da igreja católica também influenciou profundamente o pensamento administrativo. Igualmente, a organização militar trouxe grande influência para a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria clássica iria mais adiante assimilar e incorporar.
A revolução Industrial veio produzir o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico de situações, problemas e variáveis, a partir do qual teria iniciado a teoria clássica da administração.
A influência dos pioneiros e empreendedores foram fundamentais para a criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.
1.1- Origem da Administração
Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos.
Porém a história da Administração é relativamente recente, e surgiu com aparecimento da grande empresa. O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do séc. XVIII e se estendeu ao longo do séc. XIX, chegando ao limiar do séc. XX esse fenômeno foi chamado de revolução Industrial.
A Revolução Industrial começou na Inglaterra com a inversão da máquina a vapor, em 1986 por James Watt. Essa aplicação se estendeu por toda a Europa e Estados Unidos.
Primeira Fase (1780 a 1860): É a revolução do carvão (principal fonte de energia) e do