Jean bodin
Jean Bodin e Foto
Toda a riqueza são os homens
2 Slide
Bibiografia
Nascimento : 1530
Falecimento : 1596 Cidade : Angers ( França )
Filho de Artesões , de raizes Judaicas por parte de mãe.
Estudou Direito na Universidade de Toulose, onde chegou a exercer como professor e tornou-se Advogado com banca em Paris.
Um homem com variados interesses intelectuais , jurista que se interresa pela Historia, pela economia e pela politica.
Em 1566 publica um Methodus ad facilem historiarum cognitionem
Em 1568 edita uma Réponse au paradoxe de Monsieur Malestroict, obra que tinha como subtítulo sobre a carestia geral e uma maneira de a evitar, na qual trata de matérias de economia política, em particular da moeda e da subida dos preços.
Em 1576 edita os célebres Les Six Livres de la République.
Em 1580 chega mesmo a escrever uma Démonomanie des Sorciers que pretendia ser um manual para usos dos juízes encarregados do julgamento de casos de bruxaria e feitiçaria.
3 slide
A partir de 1571 passou a servir o Duque de Alençon, mais tarde Duque de Anjou, irmão do futuro rei de França Henrique III. E é com este seu senhor que vive em Inglaterra na corte de Isabel I que chegou a qualificá-lo como brincalhão. Les Six Libres de la République são editados em 1576, numa altura em que o autor está mergulhado na política activa como deputado do Terceiro Estado, funções que exerce em 1576 e 1577. Fazia então parte do partido dos Politiques, dirigido por Michel de L'Hôpital, que pretendia colocar-se numa espécie de terceira via contra as posições extremadas da Sainte Ligue dos católicos e da União Calvinista.
Apesar de acusado de ateísmo, escapa ao massacre de Saint-Barthélemy, retirando-se para Laon. É aqui que, em 1588, adere à Sainte Ligue, depois das tropas católicas terem conquistado a cidade e de ter obtido um emprego de procurador do rei.
4 slide
Jean Bodin – Política e Soberania
Principal obra: Da república (1576)