Resumo Fundações
O projeto - modelo de perfil de solo, definição dos parâmetros característicos do solo, determinação da tensão que causaria a ruptura do solo, determinação dos deslocamentos da fundação sob carga de trabalho e dimensionamento estrutural da fundação.
FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS – Bloco: elemento de fundação de concreto simples, sem a necessidade de armadura. Sapata: de concreto armado, sendo geralmente de menor altura que o bloco, podem ser rígidas ou flexíveis. Viga de Fund.: elemento comum a vários pilares situados num alinhamento. Grelha: conjunto de vigas que se cruzam nos pilares. Radier: recebe todos os pilares da obra.
FUNDAÇÕES PROFUNDAS – Estaca (execução pode ser por cravação, percussão ou sondagem, cravação ou mista); Tubulão (fundação cilíndrica que difere pelo processo executivo, que envolve a descida de operário); Caixão (prismático, concretado na superfície e instalado por cravação interna).
Estacas Cravadas Em solos granulares, pouco a medianamente compactos, causam uma densificação ou aumento na compacidade destes solos e acarreta uma redução no índice de vazios. Há maior capacidade de carga e menores recalques. Se o solo já estiver muito compacto, a introdução da estaca não causará mais aumento de compacidade, mas deslocamento do solo, o que poderá eventualmente, ser danoso para outras estruturas. Como solos granulares são mt permeáveis, estes efeitos ocorrem praticamente na execução; em areias finas ou solos arenosos siltosos ou argilosos, algum excesso de poro-pressão pode ocorrer durante o processo de cravação, e a dissipação do excesso ocorrerá após a execução, completando o processo de densificação do solo. Em argilas o efeito faz com que melhorem cada vez mais as condições do solo.
Estacas Tipo Strauss 25 e 50cm, 200 a 800 kN, 4,0