Clima organizacional
O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem ou desempenham suas funções. O mesmo refere-se ao ambiente de qualquer parte de uma instituição ou de uma empresa inteira. O clima afeta a motivação e também o desempenho, além de gerar no funcionário um grau de satisfação ou insatisfação no ambiente de trabalho.
A excessiva importância dada á tecnologia está ocasionando um clima desumano nas organizações, com pressão para o cumprimento das normas a tensão aumenta, por outro lado, há de se preocupar com o lado bom das situações ocorridas, como a aceitação dos afetos, sem descuidar das normas e do trabalho, gerando um clima de tranqüilidade, confiança entre outros.
O clima de uma empresa pode ser bom ou ruim, um exemplo de um indicador bom acontece quando funcionários da empresa indicam seus parentes e conhecidos para fazerem parte da instituição em que trabalham, demonstrando assim seu grau de satisfação com a empresa, nas organizações onde o clima é ruim os funcionários chegam a omitir sua passagem por ela evitando até colocá-la em seus currículos.
Existem alguns comportamentos nas organizações que se tornam indicadores do clima organizacional, seja ele positivo ou negativo, tais como: Rotatividade do pessoal, absenteísmo, pichações nos banheiros, programas de sugestões, que se mal elaborados podem revelar falta de comprometimento dos colaboradores.
2- FATORES ASSOCIADOS AO CLIMA ORGANIZACIONAL.
2.1 Estrutura.
Representa a percepção dos membros da organização sobre as restrições de sua situação, regulamentos, regras e formas administrativas e outras limitações enfrentadas no desenvolver do trabalho.
2.2 Responsabilidade.
É o sentimento de autonomia para tomadas de decisão com relação ao trabalho, e na situação medida em que a supervisão atua para poder conseguir seus objetivos e metas pré- estabelecidas.