Cliente interno e externo
Introdução
Se ampliarmos o conceito de "cliente" para incluir todas as "partes interessadas" na empresa – proprietários ou acionistas, clientes internos, fornecedores, comunidade em geral – conforme previsto na norma ISO 9001:2000, fica fácil entender que são muito os "clientes" a serem atendidos e que, para conseguirmos uma empresa saudável, devemos buscar um equilíbrio no atendimento aos seus requisitos.
Cliente Interno
O cliente interno é sem duvida o mais esquecido dos clientes e o primeiro em qualquer processo de vendas.
Mas qual seria a diferença entre funcionários, colaboradores e clientes internos, a diferença entre departamento de pessoal e gestão de pessoas, muitos acreditam que a diferença esta apenas nas nomenclaturas, mas existe a diferença conceitual e comportamental atraves desses nomes que foram tomando forma cada vez mais humanizada com o correr dos anos.
Entre as décadas de 50 e 80 o cliente interno era visto e tratado como mão de obra subordinada os chefes eram autocráticos com poder centralizado e completamente fechado a novas ideias no final dos anos 80 pra cá, a acessibilidade a especializações e maiores conhecimentos cresceu e o comportamento humano iniciou uma continua onda de mudanças.
O cliente interno não é só o colega de trabalho, o pessoal do staff, de apoio ou suporte, É um poderoso aliado que pode em muito contribuir para organização em um todo.
Conhecer o cliente interno é essencial, não basta apenas saber o nome ou quem é o dito cujo, conhecer seu trabalho que a pessoa realiza, perceber em que o trabalho dele influencia no seu , como criar uma sinergia entre os processos ou ainda como um pode ajudar o outro em suas funções .
A satisfação do cliente é problema de todo o grau de comprometimento é sempre maior quando as pessoas se sentem uteis e são chamadas para participar.
Utilizando o know-how compartilhe os méritos e