Cliente interno e externo
Gestão de Competências e Avaliação do Desempenho
Cliente interno e externo
São muitas as competências que um Gestor de Recursos Humanos deve dominar, e todas elas têm um papel fulcral no trabalho que estes profissionais têm de desempenhar todos os dias dentro e até mesmo fora de uma organização. Vou faltar em particular numa competência que nem sempre é muito aprofundada, mas não deixa de ser importante, essa competência designa-se por Orientação para o Cliente Interno e por fim explicar, de forma resumida, a importância do cliente externo. É bastante importante um Gestor de Recursos Humano ter bem presente esta competência e ainda mais importante é saber usa-la na prática, pois é através desta que é possível direcionar e coordenar os colaboradores. Podemos definir esta competência de orientação para o cliente interno como um conjunto comportamentos que pretendem coordenar, mobilizar e movimentar os clientes internos da organização e ainda as suas equipas. (Ceitil, M. 2006, p. 319)
Quando falamos em clientes internos estamos a referir-nos aos colaboradores que quando posta em prática esta competência adquirida pelo GRH, é possível proporcionar aos clientes internos, uma envolvente de auto direcionamento e desenvolvimento próprio, que permitirá uma maior eficácia e eficiência por parte do colaborador, uma vez que este se sentirá muito mais orientado e direcionado devido há ajuda do seu superior de RH.
O desenvolvimento desta competência poderá ser uma mais-valia para a empresa, pois devido à orientação dada pelo Gestor de Recursos Humanos, o colaborador futuramente sentir-se-á muito mais confiante, apoiado e desenvolvido, melhorando assim os seus próprios resultados.
Para avaliar esta competência é necessário descobrir o grau de competência que o GRH detém naquele momento, para que se possa identificar a diferença existente entre as competências adquiridas e as que são solicitadas de acordo com