Clientes Internos E Externos
Mudanças ocorrem em todos os momentos, e a velocidade com que isso acontece, muitas vezes, não nos deixa perceber os limites, entre passado, presente e futuro.
Devemos nos adaptar e buscar as melhores soluções para caminharmos lado a lado com as transformações, sempre aperfeiçoando a qualidade de nosso trabalho.
Qualidade total é o grande objetivo de todas as empresas, as somente poderá ser obtida se aqueles que fazem parte da organização acreditarem que são os responsáveis pelo sucesso em realizar tal tarefa.
Esse é o grande desafio.
A atenção das empresas não está apenas voltada para a produção. A qualidade do serviço não atinge somente os produtos, mas sim as relações com os clientes.
Essa relação de parceria é que irá manter a empresa competitiva no mercado. Maiores lucros serão obtidos quando as necessidades dos clientes, internos e externos, forem atendidas.
As técnicas que iremos abordar devem ser utilizadas com os diversos tipos de clientes.
Clientes internos:
São todos os funcionários que formam a equipe de trabalho na empresa. É necessário que eles conheçam os objetivos da organização, mesmo que trabalhem em áreas diferentes.
Clientes externos:
São todos aqueles que tê algum relacionamento com a empresa, mas não fazem parte do contexto organizacional.
A secretária é o cartão de visita da empresa para qual trabalha, devendo estar comprometida com o bom atendimento tanto ao cliente interno como ao externo.
- Seja atenciosa e cortês, discreta e simpática, porém sempre mantendo uma postura profissional.
- Atenda a todos igualmente, não estabelecendo juízo de valor, ao deixar-se influenciar pela aparência ou hierarquia.
- Estabeleça um contato positivo mesmo com clientes difíceis. O bom humor é fundamental para o desenvolvimento de uma verdadeira relação.
- Oriente, registre, encaminhe, receba ou esclareça aqueles que procuram sua empresa na solução de algum problema.
- Não faça promessas que não possam ser cumpridas. Estabeleça