Cliente interno e externo
Administração do Relacionamento com o Cliente
Cliente interno e externo
Sabe-se que a qualidade de atendimento ao cliente é um dos pontos fundamentais para o bom desempenho de uma empresa. Entretanto, é preciso compreender que existem dois tipos de clientes: internos e externos. Embora este relacionamento deva fazer parte do cotidiano dos micros, pequenas, medias e grandes corporações, muitos funcionários desconhecem ou mesmo deixam de valorizar esta convivência.
Seu cliente interno pode estar no departamento ao lado. A relação fornecedor-cliente interno existe em qualquer empresa. Você, sem saber, assume muitas vezes estas posições em seu trabalho.
Um exemplo pratica: caso você trabalhe na área de sistemas, terá como cliente interno todo o outro departamento da empresa, para os quais você presta serviços. Ou seja, sempre que é chamado para dar suporte a um usuário de computador de outro departamento, está prestando serviço aos seus clientes internos. Outro exemplo: quando lhe solicitam a instalação de um programa para o Nestor de contas a pagar, para maior agilidade e precisão das informações utilizadas, ai está seu cliente interno de novo.
É preciso valorizar esta relação. Por isso, é necessário ter em mente a importância de cumprir prazos e valorizar as necessidades de cada um. Mais ainda: é fundamental o entendimento de que esta relação geralmente se inverte, ou seja, você pode ser o fornecedor hoje e o cliente amanha. Caso você precise adquirir algum equipamento, peça ou mesmo contratar um serviço de manutenção mais especifico, você devera efetuar uma solicitação ao departamento de compras, certo¿ Pois bem, neste momento você é cliente!
Respeito ao cliente interno faz ser a diferença. Por este motivo, é preciso que cada funcionário tenha consciência da importância do cumprimento dos prazos e prioridades dos seus clientes internos. Trata-se de uma relação em cadeia-se algum departamento age