Ci ncia do Direito
Ciência do Direito
Metodologia da Ciência do Direito
1) Problemática do enquadramento científico do direito:
Noções gerais sobre a finalidade da disciplina:
O estudo da disciplina é de grande importância para os estudiosos do direito, pois irá analisar o direito através de sua técnica jurídica, o direito é qualificado como ciência jurídica por ser composto por normas e princípios aplicáveis. Na metodologia da ciência do direito teremos a oportunidade de buscar métodos de estudos para interpretação geral do direito; utilizando ainda de estudos da linguagem do direito (semiologia) e também da sua linguagem prática (semiótica).
26/02/15
A metodologia da ciência do direito visa auxiliar o intérprete (jurista), na atividade de entender o direito, utilizando e orientando-o a conhecer métodos de estudos.
Desse modo, a finalidade principal é demostrar que, apesar de sua qualidade como ciência jurídica, o direito não possui conceitos universais para sua interpretação.
1.2) Teoria do conhecimento na Ciência do Direito
Para iniciarmos os estudos específicos da metodologia da Ciência do Direito, precisamos conhecer as primeiras grandes áreas do conhecimento da humanidade.
Podemos mencionar que a história do conhecimento é um permanente processo de ajustes e superações. Como exemplo atual, podemos citar a tecnologia da informação existente e que gera consequências ao direito, como a atual criminalidade cibernética.
Passaremos então aos estudos das três grandes áreas do conhecimento:
Observação: as características do conhecimento estão centradas na relação existente entre o sujeito e o objeto.
a) Empirismo: esse ramo do conhecimento busca conhecer um objeto de estudos, partindo da sua análise através da observação ou experiência. A característica do empirismo consiste na suposição de que o conhecimento nasce do objeto. Ao sujeito cabe descrever o objeto tal como ele é. O objeto é visto pelo sujeito como ele é descrito na realidade. O Empirismo é a área do