Cegueira visual
Descrição: Uma menina com 6 anos de idade no 1º ano do Ciclo I, não consegue se comunicar com as demais pessoas verbalmente, se expressando apenas emitindo sons. Não acompanha o ritmo da sala, necessitando diariamente de um segundo professor para auxiliá-la. A aluna tem diagnóstico conclusivo de deficiência intelectual. Usa fraudas e fica sempre em colchãozinho dentro da sala, pois não consegue ficar sentada e não se alimenta sozinha.
Cotidiano da aluna: Frequenta a escola pela manhã e necessita de um professor auxiliar para acompanha-la no seu dia –a- dia. A aluna apesar de não conseguir acompanhar o desenvolvimento da sala, sempre está inserida no grupo, conseguindo assim, demostrar seu lado afetivo com as demais pessoas, “ quando a aluna chegou à escola era arredia e batia em todos, não conseguindo se controlar, necessitando assim da intervenção do auxiliar da classe de forma incessante.
Ela gosta de cantigas de roda, mas, sua atenção é limitada, por isso sempre está andando dentro da escola com a companhia do auxiliar.
Em atividades dirigidas ela precisa estar ocupada com algo que lhe chame a atenção para não tirar a concentração dos demais alunos.
Tecnologia Assistiva: Caderno de comunicação entre família e escola para pais e escola saberem o que se passa na ausência de ambos e assim poder melhorar no atendimento da aluna. Pasta com recursos visuais para registrar historia, momentos do cotidiano e figuras que a criança julga necessário para participar da roda de conversa, momento de história e cantigas de roda. Há também atividades que os professores buscam para interagir com a aluna a fim de ajudar a aluna no seu