Iukariam
309 palavras
2 páginas
Trabalho por cento de desconto para levar o negócio. Não nos fizemos de rogados. Demos 20 por cento. Já não haveria muito lucro, mas o adiantamento manteria a empresa andando. Voltamos aSão Paulo satisfeitos conosco mesmos.
No fim daquela semana o estaleiro voltou a nos contatar dizendo que o concorrente havia dado um total de 35 por cento de desconto, e concedido inspeções, seguros, fretes e outros itens similares de graça. A expressão "o coração parou de bater" existe de fato. Se tivesse um aparelho de eletrocardiograma na sala naquela hora, teria registrado três diretores de empresa, todos Homo sapiens, vivos, porém sem batidas cardíacas.
Recuperados, fomos ao Rio para conceder os mesmos 35 por cento. Estávamos presos num leilão, e sem saída. Este era de fato o último pedido do ano, e estávamos em março. O preço tinha virado secundário — o importante era sobreviver até decidirmos o que fazer para sair daquela fria. Demos o desconto e obtivemos o "de acordo" do cliente. Retornamos em condições de acionar qualquer eletrocardiograma inoperante.
Dias depois estávamos numa reunião em que havia treze pessoas à mesa, coisa que um dos diretores notou e pediu que corrigíssemos devido à sua superstição. Corrigiu-se porque fui chamado ao telefone para ser avisado de que o outro estaleiro havia fechado com o nosso concorrente e não havia nada que eles, Emaq, pudessem fazer, pois a exigência da Petrobrás era, obviamente, de que todos os seis navios fossem idênticos.
Daquele dia em diante treze pessoas numa mesa me dão tremedeira.
Naquele momento soltou-se nossa juventude inconformada.
Resolvemos tomar atitudes nos casos Alcoa e Emaq.
No caso Alcoa, o único pacote que não havia sido decidido era o dos agitadores (misturadores que funcionam como grandes liquidificadores). Nós havíamos sido desclassificados tecnicamente
— de fato entendíamos muito pouco do assunto, e as máquinas eram enormes e de grande responsabilidade