Analise da atividade turística na cidade de minas gerais
Consuélber Pereira Soares2
O Norte de Minas possui grande vocação econômica para áreas como agricultura, pecuária, indústrias e, em ascensão, o turismo. Numa análise mais específica, este trabalho pretende voltar-se para a cidade de Janaúba, isto é, otimizar o espaço janaubense para o desenvolvimento do setor em análise. Para tanto, é preciso apontar as dificuldades, propor um desenvolvimento sustentável e questionar o destino e execução de investimentos.
Introdução Na atual organização político-econômico, onde se prega que as cidades devem definir sua função urbana (a especialização é a melhor forma de obter maior rendimento econômico e menor investimento), também se prolifera o turismo como atividade secundária. Assim, a atividade turística passa a ser uma grande responsável pelo aumento da receita de municípios que tanto necessitam de maior valor financeiro em caixa. É por isso que as cidades precisam e devem potencializar seus recursos naturais, manufatureiros, agrícolas e outras; organizar, planejar e, assim, obter os melhores resultados.
É nesse momento que entra a principal linha de investimento: a preservação. Seja ela ambiental, memória histórica e cultural. Ainda: investimento em estradas para, por exemplo, turismo rural e eco turismo. Tudo isso não impede que se estabeleça o desenvolvimento sustentável e sustentado da cidade.
1
Graduado em Geografia pelo Instituto Superior de Educação de Janaúba-MG e estudante do curso técnico em agropecuária pelo CENTRO DE ESTUDOS A DISTÂNCIA - CAMPUS FLORESTAL, VIÇOSA e técnico em meio ambiente à DISTÂNCIA pelo CEFET de RIO POMBA 2 Possui Graduação em Geografia pelo ISEJAN - Instituto Superior de Educação de Janaúba (2008) e Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Biodiversidade (2009)
A cidade de Janaúba, não obstante, tantas outras possui ótimas condições que atendam tanto a filosofia global quanto do local (incrementação de economia municipal) por