CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS
BIOMEDICINA
CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS
Docente: Maria Etelvina da Fonseca
Aluno (a): Maria clara Raul Martins
Alfenas – MG
2011
1 INTRODUÇÃO
As proteínas, côo as demais macromoléculas biológicas, são constituídas pó unidades mas simples que se polimerizam para constituir a partícula mais complexa que existe em solução. No caso das proteínas, esta partícula mais simples é o aminoácido do qual existem, aproximadamente, vinte tipos de natureza.
As proteínas exercem, em um organismo vivo, funções as mais variadas: transporte proteção, catalisa, visão, regulação, etc. são matérias orgânicas essenciais a todas as formas devida, são composto de alto peso molecular formados por unidades de aminoácidos, unidos através de ligação peptídica. A ligação peptídica é resultado da remoção de uma moléculas água entre o grupo carboxila e grupo amina do outro: é uma ligação química covalente, muito estável.
Os aminoácidos constituem podem ser obtidos através de hidrolise das proteínas em meio ácido ou alcalino e posteriormente separados e identificados através de eletroforese ou cromatografia.
Como os aminoácidos, as proteínas são anfóteras, Istoé, atuam como ácido e como base. Suas caracterização pode ser efetuada através de reação de precipitação e coloração.
Os aminoácidos podem ser representados pela seguinte formula feral:
2REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Seus monômeros são os aminoácidos
2.2 São 20 aminoácidos
2.3Glicina
Alanina
Leucina
Valina
Isoleucina
Prolina
Fenilalanina
Triptofano
Metionina
Serina
Treonina
Cisteina
Tirosina
Asparagina
Ácido aspártico
Ácido glutâmico
Arginina
Lisina
Histidina
2.4 Ligação peptídica
2.5Os aminoácidos são classificados como compostos anfóteros por apresentar simultaneamente características ácidas e