Paper Ética e Meios de Comunicação
MBA GESTÃO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO
MK11 – ROBLÊDO URIAS FERREIRA
PROFESSOR DR. BASILE EMMANOUEL MIHAILIDIS
GOIÂNIA 03 DE JUNHO DE 2008.
Paper sobre o Livro
Ética e Meios de
Comunicação
Autor: Niceto Blázquez
PESQUISA SOBRE O AUTOR:
Escritor espanhol, Niceto Blázquez também atua nas áreas da filosofia e docência. Suas várias contribuições provocam uma profunda reflexão sobre o pensamento humano e de temas importantes como a pena de morte, aborto e a ética. Pouco já foi escrito sobre a vida do autor, o que dificulta uma pesquisa mais aprofundada e nos põe interrogações sobre suas bases fundamentais ao abordar temas de relevante importância, como os descritos em sua obra intitulada “Ética e Meios de Comunicação”, objeto de estudo deste paper.
RECORTES DOS TEXTOS DO LIVRO – PÁGINAS DE 11 A 110
“... Os psicólogos de empresas e os especialistas de publicidade estudam cientificamente os desejos instintivos das pessoas e dos grupos sociais... e a invasão do inconsciente mediante mensagens subliminares.” (pág. 23)
“ A publicidade tem as suas luzes e as suas sombras. É a grande esperança dos que trabalham nas empresas informativas e cumpre.... a manipulação psicológica, assim como o recurso constante ao erotismo e à pornografia misturada com imagens violentas.” (pág. 25)
“... A “revolução tecnológica” refere-se agora à afirmação do progresso técnico diante do discurso racional modernista. Aplicar este critério... Como disse enigmaticamente McLuchan, “o meio é a mensagem”, ou “o meio é a massagem”.” (pág. 27)
“ Por outro lado, a preocupação prioritária com as imagens substitui com muita freqüência a preocupação fundamental com o ser. O importante não é ser, mas aparentar. Em conseqüência... e das práticas persuasivas mais temerosas no âmbito da publicidade e das relações públicas.” (pág. 29)
“ As pessoas lamentam-se constantemente das coisas que é preciso ler nos jornais, ouvir no rádio e ver na televisão. Mas não