Saúde e segurança do Trabalho
Disciplina: Saúde e Segurança aplicada ao Trabalho
Professora: Julianne Alencar Turma: D Noite
Saúde e Segurança Aplicada ao Trabalho
Teresina-Piauí
Novembro/2013
Riscos atribuídos à atividade policial
Há certas atividades funcionais exercidas no interesse da comunidade por um grande número de servidores públicos e que diariamente enfrentam o perigo na luta contra a violência e a criminalidade: eles são os desconhecidos heróis do cotidiano.
A atividade policial é induvidosamente unitária e a segurança do cidadão, por meio da prevenção e da repressão ao delito, constitui objetivo maior, daí porque a unificação das policias civil e militar somente contribuirá para maior controle e maior eficiência da segurança no Brasil. Afinal o delegado ou o oficial são inerentes à atividade de luta contra a criminalidade e a segurança do cidadão.
A polícia civil, destinada às funções de investigação das infrações criminais, e a polícia militar, competente para exercer a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, são instituições centenárias. Exatamente porque esses dois segmentos trabalham distanciados, apesar do objetivo final ser único, tem havido desentendimento e distorção de forças, que não existiriam se houvesse a união e a prestação de serviços conjuntamente. Há um conflito entre a prisão dos delinquentes pela polícia militar e o inquérito policial sem provas suficientes preparado pela polícia civil, principalmente, quando nos processos as vítimas são pessoas simples e sem representação política ou econômica. Em certos casos, não há diligências e quando realizadas mostram-se insuficientes para a punibilidade do delinquente. Sabe-se, por outro lado, que a corrupção contribui sobremaneira para o crime organizado.
O Estado mostra-se frágil no poder de punir, na medida em que a maioria dos delitos não é esclarecida; as autoridades