O Homem Ontem e Hoje
Introdução
No século XIX havia muita influência da filosofia sobre o homem e isso proporcionava outra visão do mundo. O homem de antigamente era bastante conservador e de certa forma bem “machista”. Os homens eram vistos como líderes, também por suas esposas. Enquanto os homens viviam livres, de outro lado, as mulheres aprendiam desde crianças como cuidar de uma casa. Desde o século XIX até o mundo moderno, o homem está muito mais independente. O dote foi completamente extinto e o autoritarismo dos pais já não faz nenhum efeito sobre eles.
O casamento
Século XIX
O casório era arranjado pelos pais dos noivos e isso levava em conta a vida financeira das famílias: se o moço era mais rico, fazia mais favores para a família da moça e vice-versa. Com isso havia também o dote, onde o noivo “comprava” a noiva, ou seja, o pretendente tinha que dar certa quantia em dinheiro para casar-se com a mulher. Essa quantia dependia do valor pedido pelos pais da moça.
O casamento era forçado, nisso prevalecia o autoritarismo dos pais já que o homem só teria plena liberdade após casar, enquanto a mulher passaria a obedecer também às ordens de seu marido.
Atualmente
Hoje em dia, tudo que se diz em relação ao casamento é planejado pelos noivos. No século XIX casavam-se por dinheiro e hoje em dia casam-se por amor. Durante a vida, as pessoas namoram antes de se casar para conhecer um ao outro, antigamente faziam o contrário. Atualmente, o amor está sendo melhor valorizado entre as pessoas. Mas infelizmente também há suas exceções, pois nem todas pensam assim.
Após o casamento, a mulher não é mais controlada pelo marido e tem sua própria independência, podendo assim sair para trabalhar, por exemplo.
A vida do homem ontem e hoje teve suas mudanças e daqui para frente certamente terá outras modificações. Não só o casamento, mas também várias outras coisas mudaram de lá pra cá e ficaremos de dedos cruzados para que tudo continue mudando para melhor.