Caracterização de aminoácidos e proteinas
Instituto de Ciências da Saúde
Cursos de Biotecnologia
Departamento de Biofunção
ICSA13 - Bioquímica
Profs.: Daniele Bernal
Caracterização de Aminoácidos e Proteínas
Mariana Elisabeth Hagl
Roberta Espinheira
Thales Bezerra
Thiago Barral
Salvador, Ba
2014
I. CARACTERIZAÇÃO DE AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
1. Introdução:
Aminoácidos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, podendo conter enxofre. São caracterizados por possuírem um grupamento amina (NH2) e carboxila (COOH) e uma molécula de Hidrogênio (H), ligados ao carbono alfa. A ligação estre esses aminoácidos, é a ligação peptídicas, entre os grupamentos aminas com os grupamentos carboxila. São suas cadeias laterais que permitem identifica-los e quantifica-los, devidos a suas características químicas. Apesar disso, aminoácidos do grupo hidroxila, por exemplo, não apresentam tais reações que permitam sua identificação, assim como alifáticos.
As proteínas são formadas por polímeros de aminoácidos e possuem sua estrutura, funcionalidade e propriedades, influenciadas pelo radical R dos aminoácidos. Podermos caracterizar e diferenciar as proteínas através de propriedades especificas tais como, a carga elétrica, massa molar solubilidade e afinidade por certos compostos de caráter sintético ou natural, e também por reações de precipitação e/ou coloração. A caracterização dessas reações toma como base as ligações peptídicas, de acordo com os aminoácidos presentes nestas ligações e suas afinidades a certos compostos.
2. Objetivos:
Os experimentos realizados durantes esta aula prática tiveram como objetivo demonstrar a presença de determinados aminoácidos em soluções puras e em soluções proteicas, bem como avaliar a solubilidade da albumina em diferentes condições.
3. Materiais:
Pipeta de 2mL
Pêra
Tubo de Ensaio
Galeria
Pipeta de Pasteur
Pinça de Madeira
Lamparina
HNO3, reagente do biureto,