Reações qualitativas para caracterização de aminoácidos e proteínas
Reações qualitativas para caracterização de aminoácidos e proteínas
Nesse relatório iremos relatar as experiências realizadas nas aulas práticas 03 e 04, que são, respectivamente, Reações qualitativas para caracterização de aminoácidos e proteínas e reações qualitativas para a caracterização de carboidratos.
Introdução:
Proteínas podem ser definidas como macromoléculas, polímeros de aminoácidos, ligados por ligações peptídicas.
Os aminoácidos são compostos orgânicos de várias funções, eles apresentam em sua molécula pelo menos um grupo funcional amina (-NH2) e uma carboxila (-COOH).
Os aminoácidos são sólidos na temperatura ambiente, solúveis em água e pouco solúveis em solventes orgânicos não polares.
Abaixo segue a estrutura geral de uma proteína:
Podemos encontrar nas proteínas as estruturas: primária, secundária, terciária e quaternária.
Primária: Conhecemos a estrutura primária de uma proteína quando sabemos os aminoácidos que a forma e a ordem em que se encontram. Cada seqüência de aminoácidos define a proteína. A seqüência de aminoácidos que a define é uma informação codificada geneticamente.
Secundária: As moléculas de proteínas são longas e podem se enrolar em si mesmas, em forma de hélice constituindo a alfa-hélice. Se assemelha a uma escada em espiral, ligadas por pontes de Hidrogênio.
Folha beta: ocorrem também ligações de hidrogênio, os filamentos podem estar em folha beta paralela ou beta antiparalela.
Estrutura parelela:
Estrutura antiparalela:
Terciária: As proteínas possuem cerne hidrofóbico com a superfície hidrofílica. O cerne hidrofóbico geralmente é rico em estrutura secundaria regular, e irregulares são encontradas na superfície das proteínas.
Quaternária: É um grau de organização mais alto, feito pela combinação de duas ou mais moléculas protéicas.
Carboidratos
São constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns podem ter nitrogênio, fósforo ou enxofre. Também