trabalho bioquimica aminoácidos
REAÇÕES QUALITATIVAS PARA AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
Relatório de Pesquisa
INTRODUÇÃO
Proteínas são biomoléculas muito abundantes nos seres vivos, onde a sua função e fundamental no processo biológico. São polímeros formados por uma cadeia polipeptídica, chamadas de α–aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. As proteína são constituída de 20 aminoácidos diferente, com variações praticamente infinitas, possibilitando a formação de diversas estruturas, com funções diferentes.
Aminoácidos Possuem um átomo de carbono central, onde á ligações covalentes com um grupo amina primaria(+NH3), um grupo carboxílico (-COO), um átomo de hidrogênio (H) e uma cadeia lateral ( R ). É no radical da estrutura do aminoácido onde é diferenciado sua função.
Biureto, “É o nome dado à estrutura originada a partir da decomposição da uréia, quando essa é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180ºC.
NH2CONH2 NH2CONH2 NH2CONHCONH2 NH3
URÉIA + URÉIA ↔ BIURETO + AMÔNIA
Solução alcalinas que contenham biureto desenvolve uma coloração violeta, quando em presença de sulfato de cobre(CUSO4). Esse fenômeno deve-se à formação de um complexo entre o íon Cu²+ e os átomos de nitrogênio presentes na molécula de biureto”.
Ninhidrinic, “Produto químico utilizado para a detecção de aminas primárias, particularmente de aminoácidos. Ao reagir com essas aminas livres, uma cor azul escura ou roxa, conhecida como púrpura de Ruhemann é produzida. A ninhidrina é comumente usada para detectar impressões digitais, já que, graças a sua reação com os aminogrupos terminais das moléculas de lisina incorporadas nas proteínas ou peptídeos, é suficientemente sensível para revelar resíduos de pele”.
Xantroproteica, “Reação característica de certos grupos de aminoácidos e das proteínas: a adição de ácido nítrico a uma solução de proteínas provoca um