contas nacionais
1) Qual é a diferença na taxa e valor do PIB anual e trimestral para o ano de 2009.
( www.ibge.gov.br - download – contas nacionais - PIB trimestral)
Em 2009, PIB varia -0,2% e fica em R$ 3.143 bilhões, porem o PIB cresceu 2,0% na comparação do quarto trimestre contra o terceiro trimestre de 2009, sendo que as variações por atividade econômica foram: indústria, 4,0%; serviços, 0,6%; e agropecuária, 0,0%.
2) Quais são as principais diferenças entre os indicadores conjunturais contidos nas Contas Trimestrais e os indicadores produzidos no âmbito do sistema anual?
As contas trimestrais produzem indicadores conjunturais enquanto a analise do sistema anual estaria mais focada na estrutura da economia.
A publicação trimestral possui series encadeadas do índice de valores trimestrais, os valores correntes e as series encadeadas com o ajuste sazonal para os componentes da oferta, da demanda e para o PIB a preços de mercado e nas contas, alem de divulgar a variação da taxa trimestral, trimestral acumulada ao longo do ano, acumulado em comparação com os últimos quatro trimestre e a do trimestre em comparação ao trimestre anterior.
3) Porque é necessário fazer ajuste sazonal na série trimestral?
As séries ajustadas sazonalmente consideram não só os fatores sazonais projeção vendas, estoques, despesas com consumo das famílias despesas com o consumo da adm publica, renda, exportações importações e também efeitos de calendário, como dias trabalhados e ano bissexto, e o efeito do feriado da Páscoa alem de eventos constitucionais ou climáticos que se repetem com maior ou menor frequência todos os anos.
4) Qual o procedimento metodológico adotado pelo IBGE para fazer o ajustes sazonal?
Para cada trimestre existem duas publicações de Contas Nacionais Trimestrais.
• Contas Nacionais Trimestrais - Indicadores de volume. Publicadas 60 dias após o final do trimestre com as séries de indicadores de volume do PIB brasileiro para o