Estudane
1 INTRODUÇÃO
Os aminoácidos são compostos orgânicos constituídos por nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono podendo haver também o enxofre. Em um aminoácido pode-se evidenciar um grupamento amina (NH2), um grupamento carboxila (COOH), o carbono alfa, o hidrogênio e o grupo R, chamado radical, que caracteriza os aminoácidos, ou seja, determina suas propriedades e os classifica. A classificação dos aminoácidos dá-se principalmente pela sua polaridade e apolaridade e sua interação com a água. Os aminoácidos formam as proteínas a partir das ligações peptídicas que ocorrem entre o grupamento amina de um aminoácido e o grupamento carboxila de outro aminoácido, havendo nesta ligação a perda de uma molécula de água. Há formas experimentais para se caracterizar aminoácidos, a interação destes com algumas substâncias adicionadas podem causar mudanças muito particulares, evidenciando assim, algumas de suas propriedades a partir da coloração assumida.
As proteínas podem ser caracterizadas a partir de algumas de suas propriedades, como por exemplo, a carga elétrica, a solubilidade, massa molar ou por coloração e precipitação. Quando ocorrem modificações na estrutura de uma proteína ela pode perder a capacidade de exercer a sua função, ficando inativa. Esse processo é chamado de desnaturação de proteínas, a desnaturação provoca a ruptura de ligações não covalentes e pode ter origem em processos físicos ou químicos.
Esse experimento foi dividido em três procedimentos, mas o objetivo geral foi à análise da caracterização de Aminoácidos e Proteínas utilizando as amostras de Soralbumina bovina, leite, detergente, água destilada e clara de ovo.
2 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
Procedimento 3.1
Reação geral de Aminoácidos e Proteínas
O objetivo desse experimento foi detectar a presença de ligações peptídicas presentes nas amostras.
Foram utilizados cinco tubos de ensaio e pipetas de 1 mL para medição das substâncias. Numeramos os