ADLER, M. A arte de ler.
FCS – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso de Graduação em Jornalismo – Sociologia I
Professor: Luiz Carlos Ramiro Jr.
ADLER, M. A arte de ler. (Prefácio; Primeira Parte – As dimensões da leitura, 1 – O ato e a arte de ler, pp. 11-28). Ed. Agir, Rio de Janeiro, 1974.
Prefácio
“Os educadores do país reconheceram que ensinar os jovens a ler, na acepção elementar da palavra, é o nosso mais sério problema educacional (...) muitos e muitos adultos se deixam cativar pelas fascinantes promessas de lhes aumentar ao mesmo tempo a compreensão do que leem e a velocidade da leitura. Pascal já dizia há trezentos anos “quando lemos depressa demais ou devagar demais, não entendemos nada.” (pág. 11)
“Outra coisa que não mudou, infelizmente, é a incapacidade de levar o ensino da leitura além do nível elementar. Boa parte da nossa inventiva, do nosso dinheiro e do nosso esforço educacional se gasta no ensino da leitura nas primeiras seis séries. Daí por diante, proporciona-se pouca instrução formal capaz de conduzir os estudanes a níveis mais altos e precisos da habilitação.” Segundo o professor James Mursell do Teachers College da Universidade de Colúmbia: “Está aprovado, por exemplo, que o ginasiano médio é assombrosamente inepto no indicar o pensamento principal de um trecho ou os níveis de ênfase e subordinação num argumento ou explanação. Para todos os efeitos continua a ser um leitor de sexta série durante boa parte do curso universitário.” (pág. 12)
“(...)o problema de ler vários livros afins, relacionando-os entre si, e lê-los de tal maneira que as coisas complementares e conflitantes que eles têm a dizer sobre um tema comum sejam claramente apreendidas.”
Primeira parte: As dimensões da leitura (1 – O ato e a arte de ler) : “Por leitores entendemos pessoas que estão ainda habituadas, como