Padagoga
Maria Aparecida de Souza Vieira1
RESUMO: A problemática envolvendo o conceito de Dificuldades de Aprendizagem (DA) e o processo de leitura levou a uma pesquisa que objetivava a explanação de forma simples e breve a fim de servir como um primeiro passo dentro de um assunto tão rico e digno de ser esmiuçado.
Antes de se aprofundar em um tema atual e complexo, pensou-se sobre a necessidade uma explicação resumida sobre o assunto, a qual poderá servir de coadjuvante a uma pesquisa mais ampla e que, talvez, ultrapasse o processo de leitura e avance para outros campos como o da escrita e da matemática. O presente trabalho terminou por fazer a relação a que se propôs em seu título a fim elucidar sobre o tema de forma clara, e como dito anteriormente, breve, não menosprezando a riqueza do mesmo.
PALAVRAS-CHAVE: dificuldades; aprendizagem; leitura; dislexia.
1 INTRODUÇÃO
A temática aqui apresentada baseou-se na abordagem das dificuldades de aprendizagem e sua relação com o processo de leitura. Para cumprir o objetivo proposto foi necessário dispor de certos recursos tais como: leitura de livros (tanto especializados quanto correlativos), orientação de profissionais da área de Pedagogia, leitura de trabalhos, nos quais as Dificuldades de aprendizagem DA e/ou o processo de leitura tinham um papel central ou coadjuvante. Com esses recurso foi possível: conceitualizar os problemas e expor o processo de leitura, relacionar e expor as dificuldades específicas ao processo de leitura, organizar a exposição das idéias e priorizar de forma correta tais idéias, o que culminou na solução do problema: quais as Dificuldades no processo leitura e o que se pode fazer.
A escolha do tema se deu pela riqueza do assunto e sua utilidade: o problema levantado centrou-se na necessidade de se saber mais sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura porque é através da leitura que o ser humano pode ter o caminho aberto para a