Conotaçao e Denotaçao
Exemplos:
A frieza.
A lua nova.
Exemplos de conotação: Os provérbios ou ditos populares são exemplos da linguagem de uso conotativo.
"Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências decorrentes do ato".
Divisões do sentido conotativo[editar | editar código-fonte]
Comparativo
Quando compara uma coisa com a outra coisa.
Exemplo: O homem é forte como o Leão.
Ela é bela como uma rosa
Denotação é o emprego de palavras no seu sentido contrario, comum, habitual, preciso. A linguagem denotativa é basicamente informal, ou seja, produz emoção ao leitor. É informação com o único objetivo. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da crónica Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto, vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)"
Linguagem denotativa[editar | editar código-fonte]
Quando a emissão da mensagem, utiliza a linguagem denotativa, com função referencial. As palavras são empregadas em seu significado (usual, literal, real), referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.
A denotação é encontrada em textos de natureza informativa, como textos jornalísticos ou científicos, visto que o emissor busca informar objetivamente o receptor.