Repressão na ditadura vargas
958 palavras
4 páginas
No segundo texto, já na época da ditadira militar em 1964, as repressões se tornavam cada vez piores principalmente contra pobres, estudanes, trabalhadores que cada vez mais iam as ruas protestarem por um Brasil melhor. Os métodos de tortura nessa época em comparação com o estado novo, tinham mais requintes de crueldade: além de tortura física, psicológica. Até hoje muitas pessoas que sofreram tortura e sobreviveram, tem receio de contar o que passaram, pois teve seu equilíbrio mental totalmente alterado. Quartos escuros com animais perigosos, falta de alimento, de higiene, total isolamento. Estes métodos de tortura são relatos apenas de Miriam Leitão, porém sabemos que existiam piores, nas quais deixaram múitas sequelas em quem conseguiu sobreviver a opressão. chamada de “Comissão de inquérito sobre os atos delituosos da ditadura”, outra tentativa se fazer justiça. Como argumento válido foi dito que "Era uma mtéria para não ser esquecida". Tinham como os principais acusados Serafim Braga, Emílio Romano, Euzébio de Queiroz, e Alencar Filho, que eram denominados chefes e policiais.
Porém mais uma vez, logo perdeu força. Como razão para que isso acontecesse, podemos citar o que médico Nilo Rodrigues disse: que não faria denúncias porque “as pessoas que se encontram no poder são as mesmas que praticaram as mencionadas violências”. Uma grande repressão, que mostrava apenas o começo do que infelizmente estava por vir. chamada de “Comissão de inquérito sobre os atos delituosos da ditadura”, outra tentativa se fazer justiça. Como argumento válido foi dito que "Era uma mtéria para não ser esquecida". Tinham como os principais acusados Serafim Braga, Emílio Romano, Euzébio de Queiroz, e Alencar Filho, que eram denominados chefes e policiais.
Porém mais uma vez, logo perdeu força. Como razão para que isso acontecesse, podemos citar o que médico Nilo Rodrigues disse: que não faria denúncias porque “as pessoas que se encontram no poder são as mesmas que praticaram as