A era Vargas
Neste documentário Bóris Fausto relata ponto importantes que ocorreram na história do Brasil, e a importância que cada um teve na formação econômica do Brasil.
A Era Vargas(1930-1945)
Getúlio Vargas foi o presidente neste período que ficou marcado por fortes traços autoritários, com diversas mudanças sociais e econômicas realizadas por um poder centralizador.
Vargas acabou eliminando todos os órgãos legislativos, assim o controle dos estados passava pela mão do governo. Este acontecimento fez com que as elites regionais do país, principalmente o estado de São Paulo, não concordassem com a forma que o Getúlio Vargas estava governando, criando divergências entre o Estado de São Paulo e Vargas. Um dos pontos que os paulistas achavam essencial seria a criação de uma assembléia constituinte, na qual seria possível que o povo elegesse os seus candidatos, isto acabou gerando a revolução constitucionalista de 1932.
Nesta batalha entre Vargas e os paulistas, Vargas acabou ganhando a guerra, porém mesmo com a vitória, Vargas acabou adotando em 1934 leis democráticas, nas quais ocorreram a criação de leis trabalhistas, do voto secreto, e o poder de voto para as mulheres.
O estado de São Paulo era o principal estado do país, pois era no mesmo que a plantação cafeeira estava em alta, porém a partir de 1930 o Brasil começou a produzir mais café do que o mercado consumia, assim o governo teve a idéia de queimar o café para regular a oferta internacional. Com esta crise no café, o Brasil começou a exportar algodão, principalmente para a Alemanha de Hitler, surgindo assim uma aliança entre dois governos totalitários e centralizadores de poder.
Em 1934, Vargas foi para o seu segundo mandato. Neste período começaram a surgir movimentos sociais, tanto de esquerda, quanto de direita. As pessoas de esquerda eram representadas pela ANL(Aliança Nacional Libertadora), elas eram comunistas e queriam uma reforma agrária no