Era Vargas
Era Vargas
Guarulhos
2013
Alunos do
3º ano B
História
Era Vargas
Professor Wilson
Guarulhos
2013
Sumário
1. O novo estado de Vargas
1.1 Pontos positivos e negativos da Era Vargas
1.2 Movimentação contraria ao Estado Novo
2. Quem foi o MMDC
2.1 O que o MMDC realizou contra o Governo de Vargas
3. Referências Bibliográficas
1. O novo estado de Vargas (1937 – 1945)
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.
De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.
Durante seu poder, Getúlio ainda deu recorrência a mais três grandes movimentos como a Revolução de 1930, Governos Constitucional 1934 e Estado Novo 1937.
No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.
Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen)