A Era Vargas
JACKSON MICHAEL BORTH GARCIA
GETÚLIO DORNELLES VARGAS, VIDA POLÍTICA. RESENHA CRÍTICA DE DIREITO DO TRABALHO, 7º PERIODO DO CURSO DE DIREITO.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Gaúcho de são Borja-RS, filho de General, aluno da escola militar de Rio Pardo e da Escola de minas de Ouro Preto, Getúlio Vargas se torna bacharel em Direito aos 24 anos em 1907. A carreira política da família Vargas se estabelece com a revolução federalista em 1893 projetando-se em cenário municipal, assim surge a família Vargas no âmbito político.
Por volta de 1882 havia mais de sessenta mil escravos no Estado do Rio Grande do Sul, e inspirados pelos ideais positivistas, Julio de Castilhos e Manuel Vargas (pai de Getúlio Vargas) deram início a uma campanha exigindo a não paga de indenização aos fazendeiros pelos escravos libertos, pois suas ideias não admitiam que um homem recebesse indenização pela liberdade de outro homem.
Vargas estudante de Direito sempre esteve presente nas empreitadas políticas e mesmo em discussões de temas relevantes para sociedade, juntamente com outros acadêmicos de Direito acaba por apoiar Borges de Medeiros na candidatura ao Governo do Estado, esforço esse que mais tarde é recompensado quando o Governador da a Getulio Vargas a 2ª promotoria da capital, o legado que deixou como promotor de justiça foi de não apenas o de acusar o réu sistematicamente, mas esclarecimento dos fatos em favor da sociedade. Em 1909, após indicação do Governo, Getúlio é eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul e mais tarde é eleito deputado federal se destacando se tornando chefe de governo na câmara dos deputados.
O grande destaque político levou Getúlio Vargas a ser surpreendido pelo convite do então Presidente do Brasil, Washington Luiz, para ser ministro da fazenda, o que mais tarde, certamente acarretaria, de acordo com o sistema político da época, na eleição de Vargas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul,