046590840965

781 palavras 4 páginas
A ferrovia, ou estrada de ferro, é um tipo de meio de transporte terrestre. Na estrada de ferro, o trem — que é um conjunto de vagões com rodas, engatados uns nos outros — viaja ao longo de uma via feita com duas barras de metal, que são os trilhos. As rodas dos vagões têm um sulco para mantê-las nos trilhos.
Um veículo chamado locomotiva, movido por motores a diesel ou elétricos, puxa os vagões. Nas locomotivas elétricas, a eletricidade é fornecida por um terceiro trilho ou por uma linha aérea. O operador do trem, chamado maquinista, normalmente fica na locomotiva.
Tipos de trem
Os trens podem ser classificados em dois tipos: os de passageiros, que transportam pessoas, e os de carga, que carregam mercadorias.
Além de vagões com assentos, os trens de passageiros costumam ter também vagões-restaurante, vagões para bagagens e vagões-leito, com camas. Em geral, a velocidade dos grandes trens de passageiros chega a 160 quilômetros por hora. Entretanto, em alguns países na Ásia e na Europa, há trens de alta velocidade (também chamados trem-bala) que podem viajar a mais de 290 quilômetros por hora.
Trens urbanos (que transportam passageiros pela cidade), metropolitanos (trens subterrâneos, ou metrôs) e monotrilhos (trens que trafegam sobre um único trilho) são trens de passageiros menores, que percorrem trajetos mais curtos que os trens de grandes distâncias. Em geral, esses trens urbanos não dispõem de uma locomotiva separada, pois os vagões são dotados de motores elétricos na parte de baixo. O maquinista fica no vagão da frente.
Os trens de carga são compostos de locomotivas e vagões de carga. Os vagões de carga podem ser de vários tipos: os fechados geralmente levam caixas e pacotes de mercadorias; os abertos costumam transportar minérios; os vagões graneleiros levam grãos; os vagões-tanque transportam líquidos; e os vagões-cegonha, ou cegonheiras, carregam automóveis. Há também os vagões-plataforma, usados para transportar contêineres e carretas. Algumas

Relacionados