Trabalho de Arquiviologia
Introdução
O presente trabalho discute sobre a evolução da Arquivologia em uma perspectiva histórica, com objetivo de mostrar que na pré-história já havia a preocupação em guardar documentos. Na Idade Média a Arquivologia passa por um declínio, com a centralização das fontes de informações pela Igreja. Na Idade Moderna ganha força, quando os arquivos passam a ser abertos para pesquisa. Na Idade Contemporânea ganha prestígio com a Revolução Francesa e a publicação do manual dos arquivistas holandeses, com princípios importantes para a área. E atualmente, temos como principal elemento difusor da informação a Internet. Os dados revelam que é possível repensar a origem da Arquivologia.
CONCEITO DE ARQUIVALOGIA:
De uma maneira simples, arquivologia é o estudo dos arquivos de maneira ampla que contempla a ação do profissional (arquivista) em suas atividades, bem como o ciclo de vida de um documento e a forma de sua circulação, guarda e recuperação futura, observando os meios e técnicas para preservação dessa fonte (documento).
Atualmente se diz que a arquivologia ou arquivista é a ciência que está associada à Tecnologia da Informação ou Ciência da Informação. Sua principal característica é tornar evidente e persistente algo que realmente ocorreu e que possui registro em alguma forma de mídia (suporte ou meio de registro). Assim, devemos entender que a arquivologia, além de relacionar-se com o conhecimento por meio de documentações existentes, preocupa-se com a organização, conservação e guarda de todo o material produzido.
Síntese: A teoria e o trabalho acadêmico dos arquivos são chamados arquivista.
Objeto intelectual da arquivista: é a informação ou, mais especificamente, os dados que possibilitam a informação.
- Há dois aspectos que devemos salientar sobre "Arquivista":
a) O primeiro refere-se aos grandes volumes de documentos acumulados diariamente pelas organizações, o que exige uma maior sofisticação dos esquemas de classificação e;
b) O