Caracterização geral de aminoácidos e proteínas
Disciplina: Bioquímica
Discente: Alexandre M. C. Nogueira
Data: 26 de Março de 2011
Relatório de aula prática: Caracterização geral de aminoácidos e proteínas
Introdução
Aminoácidos são moléculas formadas majoritariamente por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, podendo ainda conter enxofre. Caracterizam-se por conter um grupamento amina (NH2), pelo menos um outro grupamento carboxila (COOH), e diferem uns dos outros de acordo com sua cadeia lateral. Se, ao invés do grupamento amina, a molécula apresenta um grupo funcional imino (NH), é chamada iminoácido, como no caso da prolina. Quando em configuração alfa, com um carbono quiral, ocorre isomeria óptica, sendo que, na natureza, há predomínio das formas levógiras (L-aminoácidos). São sólidos, cristalizáveis, incolores, hidrossolúveis e seu ponto de fusão é maior do que 200 oC.
O grupamento amina de um aminoácido pode ser unido covalentemente ao grupamento carboxila de outro, formando um grupo amida (ligação peptídica) e liberando uma molécula de água. Há 20 tipos diferentes de aminoácidos, e um iminoácido, de importância biológica, podendo ser: monômeros de peptídeos e proteínas; precursores de hormônios, nucleotídeos e porfirinas; ou ainda intermediários metabólicos.
Proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes em massa nos seres vivos. São de grande importância em diversos aspectos da organização celular, assumindo funções estruturais, de transporte, armazanamento, enzimática, expressão gênica, defesa ou atuando como mensageiros químicos. Em geral, cada tipo de proteína é especializado em uma função biológica, dada pelo arranjo dos diferentes aminoácidos, ligados entre si pelas ligações peptídicas em uma seqüência específica característica com centenas a milhares de monômeros. Isto lhes confere grande peso molecular, sendo consideradas polímeros de aminoácidos (polipeptídeos). Estas longas cadeias são dotadas de estruturas sequencial primária, e