Contabilidade
Resposta: A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escritor (escriba) egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. Conforme o tempo passava a quantidade venda aumentava e preocupava saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, informações que não eram de fácil memorização, requerendo registros. Assim pensando no futuro o homem começou a fazer os seus primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as sua reais possibilidades de uso, consumo, produção, etc.Devemos lembrar que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram á vistam. Com o desenvolvimento do papel (papiro) e da pena de escrever (cálamo) no Egito antigo, facilitou os registros de informações. No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá. 2. Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?
Resposta: Os primeiros sinais foram às necessidades dos comerciantes em controlar suas vendas e compras, assim sugiram os primeiros registros.
E com o passar dos anos à medida que as operações econômicas se tornaram complexas o controle refinava-se. As escritas governamentais da Republica Romana (200 a.C.) já trazem receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, despesas compreendidas nos itens: salários, perdas e diversões.
Durante o período que se estende até o século XVI, o principal objetivo da contabilidade era