CARACTERIZAÇÃO DE AMINOÁCIDOS
Reação XantoprotéicaObjetivo: Caracterizar os aminoácidos aromáticos.
Introdução:
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido. Tem alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os elementos-chave de um aminoácido são carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. A forma mais importante dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam as proteínas, tem, geralmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.
Essa reação tem como finalidade identificar a presença de aminoácidos que possuem anel benzênico na molécula. Radicais aromáticos reagem como ácido nítrico para formar nitroderivados que se tornam alaranjados em meio alcalino. Na reação aparece uma coloração alaranjada no tubo de ensaio onde ocorreu a reação. Os aminoácidos que respondem positivamente a este teste são a tirosina e o triptofano.
PARTE EXPERIMENTAL: Numerar os tubos de ensaio e preparar conforme esta informado.
Tubo 1- 2 ml da solução de ovoalbumina 2%
Tubo2- 2 ml da solução de fenilalanina 1%
Tubo3- 2 ml da solução de tirosina 1%
Tubo4- 2 ml da solução de triptofano 1%
Tubo5- 2 ml da solução de glicina 1%
Tubo6- 2 ml da solução problema
A cada tubo foi adicionado 10 gotas ácido nítrico (HNO3) concentrado. Ferver por 2 minutos em banho-maria a 80ºC. Após esfriar, adicione, gota a gota, de 2ml de NaOH por 12M. Mistura e observa.
Resultados:
O desenvolvimento de coloração amarela em meio ácido e avermelhado- alaranjado em meio alcalino indica os aminoácidos da amostra apresentam um anel benzênico na sua estrutura.
Tubo 1 (+) Positivo Vermelho-alaranjado. Vários aminoácidos na estrutura.
Tubo 2 (+) Positivo Amarelo mais claro
Tubo 3 (+) Positivo Amarelo mais claro
Tubo 4