Caracterização de aminoacidos
As enzimas são catalizadores biológicos caracterizando-se pelo alto poder catalítico e grande especificidade. Grande parte das enzimas são conhecidas como proteínas, podendo ser inibidas, alterando ou estimulando in vivo suas propriedades importantes para a regulação do metabolismo. A atividade prática tem como finalidade mostrar a natureza protéica da enzima, determinando qualitativamente a sua atividade, onde a enzima catalisa o fígado bovino com a adição do substrato, água oxigenada, formando um produto que liberou gás oxigênio e gás hidrogênio.
OBJETIVO
Caracterizar a presença de aminoácidos utilizando reações de coloração para essas moléculas.
MATERIAL E MÉTODOS
- Material.
Foram utilizados os seguintes materiais na aula prática 7 Béquer = É de uso geral e serve para fazer reações, pesar sólidos e dissolver substâncias. Pisseta = Frasco de plástico usado para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes. Pipeta de Pasteur: um tubo de vidro ou plástico de ponta bastante afilada que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Pinça de madeira = Usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.
- Ninidrina.
- Método
O experimento ocorreu da seguinte forma:
Colocou-se 30 ml de água oxigenada no erlenmeyer. Em seguida, foi acrescentado um pedaço de fígado bovino e tampado rapidamente o recipiente. Com o recipiente ainda tampado, ocorreu a adição de uma vareta de madeira com sua extremidade em brasa, observando sua inflamação.
RESULTADO
Após a conclusão do experimento nosso grupo obteve os seguintes resultados:
O fígado bovino ao entrar em contato com a água oxigena começou a espumejar caracterizando um processo chamado de efervescência, onde liberou um gás, nesse caso o oxigênio, da solução . Então, dentro do erlenmeyer ficou pairando gás oxigênio que com a adição da vareta em brasa ocasionou a inflamação.
CONCLUSÃO
Após a