Caracterização dos aminoacidos
Davi Ferreira Gil CEP ANÁPOLIS Email 1
Extração de Gingerol de Extratos de Gengibre (Zingiber officinale :ZINGIBERACEAE)
ResuMO
O gengibre e uma planta utilizada a mais de 2000 mil anos atrás, pelos asiáticos, tanto como medicamento, como na culinária. Como medicamento era usado como anestésico e gripe, tosses e resfriados; na culinária era utilizado como tempero para realçar o aroma e o sabor do alimento e na forma liquida era utilizado como chá e bebida. O gingerol é uma das substâncias ativas presentes no gengibre com ações benéficas ao organismo: antioxidante, antifúngico, antiinflamatório, analgésico, antipirético, inibe a agregação das plaquetas evitando o aparecimento de trombos, ação cardiotônica, efeito protetor de células nervosas contra doenças degenerativas e atividade protetora contra câncer.
Palavras-Chave: Gengibre, Gingerol, Principio ativo.
1 Introdução
O gengibre é uma erva integrante da família das Zingiberaceae, provinda da Ilha de Java, da Índia e da China, disseminando-se destes territórios asiáticos para o resto dos solos tropicais do Planeta. Na região norte do Brasil ele é também denominado Mangarataia ou mangaratiá pelos nativos (Santana, 2010). Rizoma: Água = 80,3%; Proteína = 2,4%; Carbohidratos = 12,3%; Minerais = 1,2%; Ca = 20 mg%; P = 60 mg%; Fe = 2,6 mg%.
Vitaminas - Gengibre verde: Tiamina = 0,06; Riboflavina = 0,03; Niacina = 0,60; Vit.C = 6,0 mg%; Caroteno = 40 microgr.%.
Gengibre seco: ajowan e asa fétida apresentaram altos níveis de Cálcio (1,0-1,5%) e Ferro (54 a 62 mg%). O conteúdo de taninos nos temperos foram igualmente alto (0,9 a 1,3% DM).
Carbohidratos: Amido, Glucose, frutose. Na cultura indiana, essa planta é utilizada em terapias de gripes, problemas digestivos, artrite, estimulador de apetite, infecções urinárias e na prática Ayurvédica (como alimento que promove