Brasil na era pombalina
CURSO DE PEDAGOGIA – PARFOR/CAPES/UEPB
ADELENE TERTULIANO DO NASCIMENTO
LUANA DA COSTA SALES CARDOSO
ROSÂNGELA DOS SANTOS MOREIRA
SANDRA DA SILVA MENEZES
VÂNIA DA SILVA ARAÚJO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O BRASIL NA ERA POMBALINA
GUARABIRA – PB.
2014.
INTRODUÇÃO
A origem e o desenvolvimento histórico da educação pública no Brasil está diretamente ligado as ações reformistas iniciadas pelo Marquês de Pombal, no período do seu governo em Portugal e suas possessões no período colonial, principalmente por acabar com o trabalho missionário e catequético começados pela Companhia de Jesus. Apresentamos aqui um contexto em que se deu a primeira reforma educacional no país, a expulsão dos jesuítas e a implantação de um novo modelo educacional. Distingue a reforma educacional do Marquês de Pombal como uma estratégia, não só pelo sistema de ensino deixado pelos jesuítas, mas com tentativa de modernização da sociedade em proveito do desenvolvimento da economia portuguesa para manutenção e fortalecimento do seu regime absolutista.
DESENVOLVIMENTO
Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, após a Reforma Protestante e durante a reação católica conhecida como Contra Reforma. O objetivo de Inácio de Loyola era criar uma congregação de soldados de Cristo, propagadores da fé, sentinelas da Igreja. Assim, os jesuítas chegaram ao território da nova colônia portuguesa com objetivos bem claros: converter os nativos a fé católica e fazê-los cristãos, merecedores da salvação oferecida pela Igreja Católica, trouxeram na bagagem métodos pedagógicos, a alfabetização era o caminho mais seguro para catequese, para mudar hábitos e costumes, começava assim a história da educação no Brasil.
Nos primeiros anos a companhia de Jesus teve à frente o Padre Manoel da Nóbrega que fez edificar a primeira escola de educação elementar, sob a