Pombal e o Iluminismo
Centro de Ciências Humanas
Curso: História Bacharelado
Disciplina: História da Educação Brasileira
SAVIANI, Demerval. As ideias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827). In: História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
1. Pombal e o Iluminismo Português
O iluminismo que, inspirou muitos países, ficou conhecido como um movimento de emancipação em busca da razão, nos âmbitos filosófico, político, econômico, social e cultural. Os pensadores iluministas defendiam a ideia de que, somente pela razão era possível alcançar a liberdade e autonomia.
“O século XVIII foi marcado, em Portugal, pelo contraste entre a atmosfera religiosa, ainda dominante, com seu séquito de crendices, e a visão racionalista pautada pela lógica; entre o anseio por mudanças e o peso das tradições; entre fé e ciência.” (pag. 77)
“Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu em 1699. Sua família, embora de origem nobre, não era (...). Nessa condição, a ascensão social se daria não em função do nascimento, mas pelas posses e pelos cargos ocupados.” (pag. 80)
“(...) Marquês de Pombal buscava conquistar em sua pátria algum cargo importante no qual pudesse pôr em prática novos modelos econômicos e políticos.” (pag. 80)
“Com a ascensão ao trono de Dom José I, aclamado rei em 7 de setembro de 1750, Sebastião José de Carvalho e Melo integra o gabinete como ministro responsável pela Secretaria do Exterior e da Guerra.” (pag. 80)
Pombal, que foi o representante português do “Despotismo esclarecido”, modificou o estatuto do Estado com o novo Regime. “Esse regime subordinou os organismos políticos e sociais ao poder central; enquadrou a nobreza eliminando os privilégios de nascimento; mobilizou os agentes da indústria e do comércio; neutralizou os conflitos de classe (...)” (pag.81).
2. A Reforma dos Estudos Menores
“O Alvará de 28 de junho ateve-se à “reforma dos estudos menores”, que correspondem ao ensino