A Reforma Pombalina e as suas Repercussões para a Educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
A Reforma Pombalina e as suas Repercussões para a Educação
Trabalho entregue à professora Inara, na disciplina História da Educação Brasileira, pela aluna Gabrielle Hermenegildo da Silva, turma 1.
RIO DE JANEIRO
JULHO, 2013
O presente trabalho tem como objetivo constatar a relevância da Reforma Pombalina no âmbito da educação portuguesa e brasileira, especialmente, dos Estudos Menores. Seguindo a diretriz dos autores Anita Correia Lima de Almeida, Ana Waleska P. C. Mendonça, Lizete Shizue Bomura Maciel e Alexandre Shigunov Neto, se torna importante estudar a Reforma Pombalina, pois esta trouxe mudanças significativas para a educação em Portugal e, consequentemente, em suas colônias, primordialmente nesse estudo, o Brasil. Primeiramente revela o histórico da implementação da Reforma Pombalina em Portugal e no Brasil, depois percorre caminhos através das medidas que foram estabelecidas nesse contexto, as consequências que essa reforma proporcionou ao ensino dos Estudos Menores, observando também as suas respectivas mudanças e, por fim, a sua influência para a educação da época.
A implementação da Reforma Pombalina começa após a expulsão dos jesuítas, no século XVIII, pois na administração do Marquês de Pombal, a Companhia de Jesus era responsável pelos males da Educação na metrópole e na colônia, também responsáveis pela decadência cultural e educacional no contexto social português. Portanto, era preciso preencher o espaço deixado no campo educacional dessa época e, sobretudo, Portugal necessitava de uma reforma e tinha como prioridade um novo sistema educacional e também na manutenção das suas colônias. Com isso, ao expulsar os jesuítas e assumir oficialmente a responsabilidade pela instrução pública, Pombal instituiu