atps gc
Segundo Davenport & Prusak, a Gestão do Conhecimento pode ser vista como um conjunto de processos que orienta a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.
A Gestão do Conhecimento demonstra para as organizações, a sua real importância, se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, pois ela desempenha um papel fundamental para história. Bem como na administração e de seus bens intangíveis: o profissional talentoso, no qual tem sido o principal colaborador para o alcance de sucesso das organizações. O Conhecimento desse profissional é de grande valia para a empresa, pois nela possibilita grandes mudanças ocorridas como a competitividade, inovação, a globalização da economia, emergência de novas indústrias, etc.
Então vale ressaltar que a criação do conhecimento não acontece sem indivíduos, ela depende de todos dentro de uma organização é uma troca de conhecimentos. Os autores pesquisados relatam a grande importância da gestão do conhecimento para a organização. Segundo CHIAVENATO, 2008:
“Pensar na Gestão do Conhecimento, atualmente é pensar que se trata da identificação do que se sabe, ou do que se deve saber dentro da organização. É o criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento e as informações entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno para a empresa.” De acordo com, TAKEUCHI & NONAKA, 2008:
“Gestão do Conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos ou serviços, tecnologias e sistemas.”. A Gestão do Conhecimento é aplicada em várias empresas de grande porte, abaixo citamos alguns exemplos de empresas que utilizam desses conhecimentos:
• A Vale, através de