reforma pombalina
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
A Reforma Pombalina e as suas Repercussões para a EducaçãoTrabalho entregue à professora Inara, na disciplina História da Educação Brasileira, pela aluna GabrielleHermenegildo da Silva, turma 1.
RIO DE JANEIRO
JULHO, 2013
O presente trabalho tem como objetivo constatar a relevância da Reforma Pombalina no âmbito da educação portuguesa ebrasileira, especialmente, dos Estudos Menores. Seguindo a diretriz dos autores Anita Correia Lima de Almeida, Ana Waleska P. C. Mendonça, Lizete Shizue Bomura Maciel e Alexandre Shigunov Neto, se tornaimportante estudar a Reforma Pombalina, pois esta trouxe mudanças significativas para a educação em Portugal e, consequentemente, em suas colônias, primordialmente nesse estudo, o Brasil. Primeiramenterevela o histórico da implementação da Reforma Pombalina em Portugal e no Brasil, depois percorre caminhos através das medidas que foram estabelecidas nesse contexto, as consequências que essa reformaproporcionou ao ensino dos Estudos Menores, observando também as suas respectivas mudanças e, por fim, a sua influência para a educação da época.
A implementação da Reforma Pombalina começa após aexpulsão dos jesuítas, no século XVIII, pois na administração do Marquês de Pombal, a Companhia de Jesus era responsável pelos males da Educação na metrópole e na colônia, também responsáveis peladecadência cultural e educacional no contexto social português. Portanto, era preciso preencher o espaço deixado no campo educacional dessa época e, sobretudo, Portugal necessitava de uma reforma e tinha comoprioridade um novo sistema educacional e também na manutenção das suas colônias. Com isso, ao expulsar os jesuítas e assumir oficialmente a responsabilidade pela instrução pública,