As reformas pombalinas - trabalho 8.º ano
Pág.
Introdução 1
As reformas pombalinas 2
As reformas económicas 3
As reformas sociais 4
As reformas do ensino 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
O meu tema é “As reformas pombalinas“. Os objetivos para este trabalho são aprender mais sobre a época pombalina e tomar conhecimento sobre as reformas pombalinas: o que eram, em que se constituíram, qual era a sua importância, o que mudou na história.
O meu tema foi escolhido pela minha professora de História.
Para este trabalho eu planeei pesquisar em “sites” da internet, planeei falar sobre as reformas pombalinas e o que são. Pretendo explicar o tema e esperar que o compre-endam lendo o meu trabalho.
Irei fazer um desenvolvimento esclarecedor e de fácil entendimento. Pretendo colocar algumas imagens, e explicá-las, dizer a sua história, o que aconteceu naquela altura, explicar o porquê daquela imagem.
Espero fazer um trabalho esclarecedor e importante. As reformas pombalinas
Durante a segunda metade do século XVIII, a Coroa Portuguesa sofreu a influência da chegada do Marquês de Pombal, que teve como grande preocupação modernizar a administração pública do país e aumentar os lucros provenientes da exploração colo-nial. Fig. 1 - Lisboa pombalina
D. José I sucede a D. João V em 1750 e nomeia primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde Marquês de Pombal.
A chegada do Marquês de Pombal pode ter sido compreendida como uma consequência dos problemas económicos vividos por Portugal na época. Nessa época os portugueses sofriam com a dependência económica em relação à Inglaterra, com a perda de áreas coloniais. O reino encontrava-se numa grave crise económica: o ouro vindo do Brasil era cada vez menos, a agricultura produzia pouco e as indústrias eram poucas. Comprava-se quase tudo ao estrangeiro.
A grande capacidade para resolver problemas e a eficácia demonstrada após o ter-ramoto pelo Marquês de Pombal, levaram-no a conquistar a confiança total do rei. D.