Despotismo esclarecido e as reformas pombalinas no brasil e em portugal.
Classificamos Despotismo Exclarecido como a forma de governar característica da Europa da segunda metade do século XVIII, que embora partilhe com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, é animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. A definição destes ideais e da sua concretização pertencem, no entanto, ao próprio déspota. A expressão não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.
O despotismo esclarecido desenvolveu-se mais no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, onde a burguesia era muito fraca e,por conta disso, com pouco poder político. Em razão disso, o Estado tsubstituiu-se à iniciativa privada, elaborando reformas administrativas e jurídicas, dirigindo a economia e orientando a educação. O despotismo esclarecido contribuiu para acelerar a modernização de alguns países. Caracteriza-se, em geral, por um espírito secular e, em alguns casos, hostil à religião..
Exemplos de déspotas esclarecidos:
-Frederico II da Prússia
-Catarina II da Rússia
-Marquês de Pombal (ministro do rei D. José de Portugal)
-Filipe V da Espanha
-José II da Áustria
Reforma Pombalina no Brasil e em Portugal:
A formação tardia da modernidade em Portugal dá-se, mormente, durante os anos de ministério do Marquês de Pombal, que governou o país de 1750 a 1777, e buscou subsídio no iluminismo, sobretudo o italiano, para reformar diversos setores da sociedade. O redesenho social promovido por Pombal visava alçar Portugal ao status dos grandes impérios da época, tendo como uma de suas pedras angulares a reforma da Universidade de Coimbra (UC) em 1772, objetivando criar uma elite culta e orgânica e um corpo técnico capaz de substituir os fidalgos e os nobres na administração do Estado. A elite política do Brasil Colônia era profundamente influenciada pela UC,