O Despostismo Esclarecido em Portugal
1124 palavras
5 páginas
O Despotismo Esclarecido em Portugal Sebastião José de Carvalho e Melo mais conhecido por seu titulo de nobreza Marquês de Pombal praticou o despotismo esclarecido, movimento ao qual mescla o regime absolutista com algumas ideias iluministas. Marquês de Pombal descendia de uma família da pequena nobreza, por isso era menosprezado pela alta nobreza da corte. Em 1755 quando um terremoto devastador arrasou com Lisboa, Pombal organizou forças de auxilio e planejou sua reconstrução, nesse mesmo ano, foi nomeado ministro principal e, a partir de então seus poderes foram se estabelecendo de forma mais sólida. Marquês também realizou outras reformas com o objetivo de ampliar o poder da monarquia, solucionar a crise econômica causada pela dependência financeira em relação à Inglaterra e diminuir o poder e os privilégios do clero e da alta nobreza de Portugal. Foram reorganizados os portos e a frota naval e fundadas companhias de comércio. - Ficou proibida a exportação de moedas e foram criados o Erágio Régio (banco real).
- Foi decretado a Lei da Boa Razão, que eliminou o conjunto de leis baseadas nas práticas costumeiras, e diminuiu a importância do conjunto de leis em acordo com as regras eclesiásticas e dogmas da Igreja.
- Reforçaram a chamada “lei do soberano” (o poder da monarquia) e serviram de base para o direito moderno português. Pombal ficou conhecido por suas atitudes duras contra as ameaças a monarquia e ao seu governo; o monarca foi vitima de um atentado, atribuído a membros de família da alta nobreza. Os nobres acusados foram executados, suas propriedades e seus títulos, confiscados, e o sobrenome da família banido de Portugal.Episódio decisivo para fortalecer a posição de Pombal, não só a frente à alta nobreza de Portugal, mas também em relação aos jesuítas, cujo poder, tanto na metrópole quanto na colônia, aparecia como obstáculo à plena execução dos seus planos de governo. Ao completar um ano do atentado ao monarca, o rei