Pensamento liberal e despotismo esclarecido
Veremos no decorrer deste trabalho, uma análise basicamente teórica sobre o pensamento liberal e despotismo esclarecido. Análise esta, bastante resumida para facilitar o entendimento por parte de todos.
Será enfatizado desde seu conceito até os principais despotas esclarecidos europeus. Também de uma forma resumida veremos duas correntes do pensamento econômico da época. Finalizando esta rápida introdução, este trabalho é fruto de uma intensa pesquisa bibliográfica que, formou esta análise teórica sobre pensamento liberal e despostismo esclarecido.
1.1. Objectivos Gerais:
O tema sobre pensamento liberal e despostismo esclarecido é concebida para:
Definir e explicar o surgimento de pensamento liberal;
Mostrar os principais déspotas esclarecidos europeus (os que se destacaram);
1.2. Metodologia de trabalho:
Pesquisa na Internet;
Consultas Bibliográficas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PENSAMENTO LIBERAL E DESPOTISMO ESCLARECIDO
O que é um pensamento liberal?
O pensamento liberal é parte de uma concepção inicial onde os homens são definidos enquanto seres livres e de igual capacidade. Tal pressuposto se baseia na idéia de que a capacidade de pensar racionalmente seja um instrumento nato de qualquer homem. Mediante esse princípio de igualdade, os homens teceriam suas relações a partir da criação de instituições que regulassem a busca de seus interesses. Assim, os liberalistas vêem no Estado uma instituição de origem racional, que conseguiria preservar os princípios de igualdade do homem.
Como ele surgiu?
O liberalismo surgiu nos fins do século XVII, como um sistema de pensamento que viria justificar a ordem burguesa de seu tempo e, ao mesmo tempo, lançar as bases que constroem o mundo contemporâneo.
Nos dias atuais, a expressão neoliberalismo aparece frequentemente em artigos da imprensa, nas discussões políticas e econômicas.
O prefixo neo, de origem grega, significa "novo". Por que "novo