Separação e identificação dos componentes da panacetina
1. INTRODUÇÃO
A maior parte dos produtos naturais e muitas preparações comerciais são misturas de diferentes compostos químicos. Para se obter um composto puro de uma mistura,utiliza-se geralmente as diferenças de suas propriedades físicas e químicas.
A Panacetina contém ácido acetilsalicílico (aspirina), sacarose e uma droga desconhecida que pode ser acetanilida ou fenacetina. Esses compostos apresentam diferentes características de solubilidade que serão utilizadas para sua separação.
2. OBJETIVO
Separar os componentes de uma preparação farmacêutica simulada,a “Panacetina”, usando a técnica de extração por solventes quimicamente reativos que se baseia nas propriedades de acidez, basicidade e solubilidade dos componentes que serão extraídos.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS
3.1. Separação da sacarose
Pesou-se 2,972g de Panacetina e a essa massa adicionou-se 50 mL de CH2Cl2, a mistura foi agitada usando um bastão de vidro e depois filtrada num papel filtro previamente pesado.A sacarose é insolúvel em CH2Cl2 e por isso a amostra ficou retida no papel filtro. Depois de seca seu peso foi determinado.
Cálculos Sacarose:
Peso placa+papel filtro=1,301g
Peso sacarose+placa +papel filtro=2,454g
Massa de sacarose=1,153g
2,972g→100%
1,153g→x%
38,79% de sacarose na Panacetina
3.2. Separação da aspirina
O filtrado do procedimento 3.1 foi colocado em um funil de separação e a ele adicionado 25mL de NaOH. Essa mistura foi mexida formando 2 fases(fase aquosa e fase orgânica), primeiro a fase orgânica foi retirada e depois a fase aquosa ( guardada em um béquer).A fase orgânica foi colocada novamente no funil de separação e misturada com mais 25mL de NaOH e novamente a solução formou 2 fases e essas fases novamente separadas conforme já descrito.
As combinações das fases orgânicas contém o composto desconhecido que é solúvel em diclorometano e insolúvel em água.
Nas