Separação e identificação e Identificação dos Componentes da Panacetina
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Ciência e Tecnologia de Alimentos – CTA
Experiência nº 5 - Separação e identificação e Identificação dos Componentes da Panacetina
Introdução
Grande parte dos produtos naturais e sintéticos são misturas de diferentes compostos orgânicos. Na tentativa de se obter um composto puro de determinada mistura são empregadas técnica laboratoriais a partir da propriedades físicas e químicas. Líquidos com pontos de ebulição diferentes são separados por destilação , e substancias com grandes diferenças de solubilidade podem ser separados por extração ou filtração.
Objetivo
O objetivo desse trabalho é a separação de componentes da Panacetina constituído de acido acetilsalicílico( aspirina), sacarose e uma substância desconhecida (acetanilida ou fenacetina). Para a separação, foram utilizadas técnicas de extração por solventes quimicamente reativos que se baseiam nas propriedades químicas e físicas,(solubilidade, acidez e basicidade) dos componentes.
Metodologia
A metodologia empregada teve como base a mistura da Panacetina primeiramente foi adicionado diclorometano para dissolver o ácido acetilsalicílico e o composto desconhecido. Desta solução, a sacarose com propriedade insolúvel é separada pelo processo de filtração. Já o ácido acetilsalicílico é removido da solução por extração, adicionando uma solução aquosa de hidróxido de sódio que transforma o ácido em um sal o acetilsalicilato de sódio o qual fica retido na camada aquosa e o composto desconhecido na camada orgânica. Após a separação dessas duas fazes o ácido poderá ser precipitado a partir da camada aquosa, adicionando a ácido clorídrico concentrado e separado através do processo de filtração, e o composto desconhecido é isolado por evaporação do solvente remanescente em solução.