Separação e identificação dos compostos da panacetina
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: ANTONIO CARLOS JOUSSEF
EXPERIÊNCIA Nº 02 – Separação e Identificação dos compostos de Panacetina
Florianópolis, 28 de março de 2012
I – OBJETIVO
Este experimento tem por objetivo, a separação dos componentes da panacetina, através da técnica de extração por solventes quimicamente reativos, bem como a identificação de um de seus componentes pela determinação de seu ponto de fusão em comparação com a literatura.
II - INTRODUÇÃO
A panacetina é um fármaco que contém sacarose, ácido acetilsalicílico e mais um composto desconhecido, que pode ser acetanilida ou fenacetina.
Assim como a panacetina, inúmeras preparações farmacêuticas e até mesmo produtos naturais ou outros produtos comerciais são constituídos de uma mistura de diferentes compostos químicos.
Para a separação de determinado composto de uma mistura existem vários meios que podem levar em consideração propriedades físico-químicas como a solubilidade, ponto de ebulição, propriedades ácido-basicas. Porém, é comum haver traços de impurezas, sendo necessário purificar o composto obtido, permitindo, dessa forma, determinar a estrutura do mesmo.
Uma das técnicas de separação muito utilizada é a extração com solvente reativo, que é baseada na diferença de solubilidade entre um determinado composto e os demais componentes presentes na amostra, em determinados solventes, se baseando também nas propriedades de acidez e basicidade.
Líquidos com pontos de ebulição diferentes são separados por destilação e compostos com diferenças visíveis de solubilidade podem ser separados por filtração ou por extração. Compostos ácidos ou básicos são convertidos em seus sais, solúveis em água, podendo por extração serem separados de compostos insolúveis em água.
Descrevendo de maneira simplificada, podemos dizer que a separação trata de isolar um ou mais componentes de