Antecedentes históricos da administração
Apesar de sempre ter existido o trabalho na história da humanidade, a história das organizações e da sua administração é um capítulo que teve seu início há muito pouco tempo. Cabe entretanto ressaltar os principais segmentos que contribuíram e influenciaram seu desenvolvimento.
1.1 - Influência dos Filósofos
SOCRÁTES – (470 a.C. – 399 a.C) expõe seu ponto de vista sobre a administração como sendo uma habilidade pessoal separadfa do conhecimento técnico e da experiência.
PLATÃO – (429 a.C – 347 a.C.) filósofo grego discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Em sua obra, “A república”, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos e enuncia o princípio da divisão do trabalho, pela primeira vez.
ARISTÓTELES (384 a.C. – 322 a.C) filósofo grego, discípulo de Platão do qual bastante divergiu, foi oc riador da lógica. No seu livro “POLÍTICA” estuda a organização do estado e distingue três formas de administração pública, a saber:
Monarquia ou governo de um só
Aristocracia ou governo de uma elite
Democracia ou governo do povo
Observação 1: Durante os séculos que vão da Antiguidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que não tinham a ver com problemas administrativos.
Observação 2: Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a administração de receber contribuição e influência dos filósofos, pois a Filosofia afasta-se dos problemas organizacionais.
1.2 - Influência da Igreja Católica
A igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva (O PAPA).
O conceito de hierarquia vigente na igreja baseiam-se em dois princípios fundamentais: a) Serviço hierárquico obrigatório b) Independência da ordem hierárquica